Últimas notícias

DIABETES E NUTRIÇÃO: OS BENEFÍCIOS DO CAJU

beneficios do caju
O que conhecemos como caju, é o “fruto” do cajueiro (Anacardium occidentale L.), o qual é formado por duas partes: o fruto, que é a castanha; e seu pedúnculo, que é um pseudofruto nutritivo, doce e comestível. Embora desconhecido em muitas partes do mundo, o caju é muito popular no Brasil, Índia e Vietnã. Apesar do difícil acesso ao fruto do cajueiro em algumas regiões, quem puder encontrá-lo, deve considerar adicioná-lo à sua dieta.
O caju tem sido muito valorizado nas regiões onde cresce por causa do sabor delicioso e suas propriedades medicinais. Seu suco contém substâncias naturais conhecidas como taninos, considerados um remédio natural para garganta e disenteria. Além disso, estudos realizados no início dos anos 90, sugerem que o caju pode conter propriedades únicas que combatem o crescimento de tumores. No entanto, são necessários mais estudos para confirmar definitivamente sua eficácia a este respeito.
Semelhante a muitas frutas, o caju é rico em vitaminas essenciais, minerais e antioxidantes. Em particular, este pseudofruto é conhecido por ser uma fonte excelente de vitamina C, tendo em média de 3 a 6 vezes mais deste nutriente essencial que uma laranja. Um caju contém aproximadamente 39 calorias, 9 g de carboidratos e não contém gorduras ou proteínas.
O caju pode ser apreciado de várias formas, mas é comumente consumido cru ou como suco. É importante salientar que a castanha, quando ainda verde, contém toxinas que são irritantes para a pele. Para desfrutar plenamente do caju, a castanha deve ser removida de uma forma cuidadosa, certificando-se em usar luvas para proteção. Alternativamente, você pode simplesmente comprar o suco de caju para obter todos os benefícios que este pseudofruto oferece.

Nenhum comentário