Últimas notícias

MACAIBA: Prefeitura inicia instalação de câmeras de videomonitoramento

Na tarde desta sexta-feira (20), o prefeito Fernando Cunha recebeu em seu gabinete o delegado da Polícia Civil em Macaíba, Normando Feitosa. Na reunião foi decidida a instalação de mais duas câmeras de vídeo monitoramento no Centro da cidade, uma na rodoviária e outra na praça Paulo Holanda Paz (Pista Nova).
A Prefeitura de Macaíba iniciou na última segunda-feira (16) a execução do projeto piloto de instalação de câmeras de vídeo monitoramento, no Centro do município.
Desde que assumiu a administração municipal macaibense, em janeiro de 2013, o prefeito Fernando Cunha, preocupado com os índices de violência que a cidade de Macaíba estava enfrentando, assim como a maioria das cidades brasileiras, decidiu iniciar um estudo sobre a utilização de equipamentos de segurança, dentre eles câmeras de videomonitoramento, mesmo que esta área de atuação da administração pública seja de competência direta dos governos Estadual e Federal.
Para realizar estes estudos, o secretário municipal de Trânsito e Transporte, Juedson Costa começou a elaborar ainda em 2013 um levantamento das práticas de utilização de câmeras de monitoramento pelo país.

Experiências de outros municípios também foram analisadas de perto pelo prefeito e representantes da Prefeitura macaibense. Em 24 de julho de 2014, o chefe do Executivo municipal, juntamente com o secretário Juedson Costa e outras autoridades, visitaram as instalações da central de monitoramento da Prefeitura de Natal para conhecer sobre o funcionamento deste tipo de sistema.
No dia 21 de maio de 2015, o secretário de Trânsito visitou as instalações de videomonitoramento da Prefeitura Municipal de Curitiba. Ainda neste ano, em 22 de junho, juntamente com os demais secretários de Trânsito da Região Metropolitana de Natal, o secretário visitou as instalações da central de videomonitoramento da cidade de Goiânia, em Goiás.
No último dia 5 de novembro de 2015, a convite do vice-prefeito da cidade de Apodi, no Rio Grande do Norte, representantes da Prefeitura macaibense, juntamente com representantes da CDL de Macaíba e da Fecomércio, visitaram as instalações da central de videomonitoramento daquela cidade.
Após a análise responsável das experiências de outros municípios com o sistema de videomonitoramento, a Prefeitura de Macaíba iniciou a instalação das câmeras. Passada esta etapa inicial da implantação, a instalação de mais câmeras deverá ser ampliada pela Prefeitura, com a colaboração da CDL e da Fecormércio/RN.

Nenhum comentário