Últimas notícias

Kit-diagnostico de dengue e zika será oferecido em fevereiro

teste_zika
A partir de fevereiro o governo federal passará a oferecer nas unidades de saúde, testes rápidos que poderão diagnosticar, em uma só análise e em poucos minutos, a dengue, a chikungunya e a zika. A informação foi dada ontem pelo ministro da Saúde, Marcelo Castro, que afirmou que o referido teste passará a ser uma ferramenta importante para confirmar o diagnóstico, uma vez que as três doenças têm sintomas semelhantes.
Esse kit-diagnóstico foi desenvolvido pelo Instituto Bio-Manguinhos, que é da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), órgão do Ministério da Saúde. A pessoa vai tirar o sangue e, com aquela mostra, saberá imediatamente se está com dengue, chikungunya ou zika, Atualmente, o diagnóstico da doença é feito por meio do teste PCR, disponível apenas em alguns hospitais particulares e em laboratórios públicos de referência, como o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.
Em média, o resultado demora de uma a duas semanas para sair. No teste rápido, o diagnóstico é dado em cerca de 20 minutos. Mas o ministro não detalhou quantos kits serão distribuídos pelo país nem quais Estados terão prioridade. Esses detalhes serão anunciados ainda neste sábado.

Nenhum comentário