Últimas notícias

"É LIVRE A MANIFESTAÇÃO DO PENSAMENTO, VEDADO O ANONIMATO".

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, óculos de sol e close-up
Perguntaram-me recentemente o que é ser blogueira, uma pergunta tão difícil quanto o que é filosofia, pois existem muitas respostas. Acho que tenho algumas respostas, são elas:

Primeira, uma blogueira não precisa ser necessariamente jornalista, até mesmo porque a profissão de jornalista, o seu exercício, segundo decisão histórica da mais alta Corte de Justiça, o STF, jornalista não precisa de diploma. Isso decorre da profissão que trabalha diretamente com as linguagens e liberdade de expressão, de comunicação num país democrático essa liberdade é a mais ampla possível.
Segunda, uma blogueira ou blogueiro deve estar consciente de que vivemos num Estado Democrático de Direito, ou seja, num país cuja Lei Maior, a Constituição Federal de 1988, diz que "É LIVRE A MANIFESTAÇÃO DO PENSAMENTO, VEDADO O ANONIMATO". Isso quer dizer que o blogueiro ou blogueira tem que mostrar a sua cara, dizer o que pensa, expor suas convicções políticas, filosóficas, religiosas, enfim, expor seu pensamento.
Terceira, um blogueiro não precisa ser IMPARCIAL, já que expressa pensamentos, convicções políticas, filosóficas, religiosas, etc etc. Até mesmo porque quem deve ser IMPARCIAL é o Poder Judiciário, que atua por meio dos seus órgãos, os juízes, os quais dizem o direito das pessoas envolvidas em conflito.
Enfim, o blog é liberdade. Liberdade de dizer o que pensa, de mostrar  o que quer que seja mostrado, de mostrar o que a pessoa tem de mais precioso como pessoa humana: sua própria identidade. Nesse quesito, o blog é a cara da blogueira, porque é a própria blogueira, sem máscaras nem disfarces. 
Ha quase dez anos formando pensadores! Fica a dica aiii



Nenhum comentário