Últimas notícias

Dor no ombro: inflamações e traumas são principais causas; veja como tratar

iStock

  • A dor no ombro é a terceira no ranking das queixas mais comuns nos consultórios médicos
  • Não espere para buscar ajuda especializada. Quanto mais o tempo passa, mais demorado é o tratamento
  • A terapia geralmente é multidisciplinar e abrange medicamentos, fisioterapia e acupuntura
  • Dieta equilibrada também faz parte do tratamento, pois reduz fator inflamatório do corpo

Causas da dor no ombro

 Segundo os médicos, as causas da dor no ombro se dividem em duas categorias principais: as traumáticas e as atraumáticas. As primeiras estão relacionadas à juventude e dizem respeito a lesões decorrentes de quedas, choques, movimentos bruscos. Já as segundas são mais comuns na idade madura e decorrem, geralmente, do envelhecimento do corpo como um todo, com o desgaste de articulações e tendões. O incômodo pode também estar conectado às seguintes causas: Articulares: são as relacionadas à articulação do ombro. A mais comum é a lesão do manguito rotador, que corresponde a 6 em cada 10 visitas a um especialista, especialmente entre os pacientes com mais de 50 anos.

Periarticulares ou dores referidas:

 O mal-estar não provém do ombro, mas nele é sentido. Por exemplo: o paciente tem um problema na região cervical (pescoço), artrite e até hérnia de disco, mas a sensação dolorosa é no ombro; pode ser uma lesão temporomandibular (ATM), uma dor visceral (do coração) e mesmo metabólica, como nas deficiências hormonais. Distúrbios ergonômicos ou ocupacionais: decorrem do movimento repetitivo ou má postura. É o caso de cabeleireiros, pessoas que trabalham carregando cargas ou ficam muito tempo sentados. Problemas mecânicos: instabilidade decorrente de movimentação articular excessiva.

Quando procurar ajuda médica?
 
Quando a dor no ombro persiste por mais de dez dias, mesmo após o uso de analgésicos comuns, procure um profissional. Um ortopedista, um reumatologista, um fisiatra (médico focado em reabilitação) ou um especialista em dor podem avaliá-lo.

Nenhum comentário