Últimas notícias

O DIA DE FINADOS SEGUNDO PESQUISADORES!

Resultado de imagem para O DIA DE FINADOS SEGUNDO PESQUISADORES!

“O dia dos mortos é um dia de respeito, dedicado para que as famílias celebrem a vida eterna dos seus entes falecidos, tendo esperança de que tenham sido recebidos pelo reino de Deus.
As missas em memória às pessoas falecidas tiveram sua origem no século IV, mas foi no século seguinte que a igreja passou a consagrar um dia para essa celebração.

A escolha da data se deu em virtude do dia de todos os santos, primeiro de novembro, pois os religiosos acreditavam que todas as pessoas, ao morrerem, entram em estado de graça, mesmo não sendo canonizados.

A cultura de dedicar um dia para homenagear os mortos varia muito de localização ou religião, mas segue os princípios do catolicismo, pois a partir do século XI, os papas Silvestre II, João XVII e Leão IX passaram a exigir tal celebração.

No México, ao invés de melancolia, os mortos são homenageados com grandes festas. Isso faz com que o país receba visitas de turistas de todo mundo.

Existem alguns símbolos que são muito utilizados no dia dos mortos para homenageá-los. Os crisântemos representam o sol e a chuva, a vida e a morte e por serem flores mais resistentes são muito usadas nos velórios. As velas significam a luz do falecido, as coisas boas que eles deixaram para seus parentes vivos.
Muitas vezes, no dia de finados, o tempo fica nublado ou chuvoso. As crenças populares dizem que isso acontece porque as lágrimas das pessoas são derramadas dos céus.

Crendices populares dizem que não se deve levar terra de cemitério para dentro das casas, pois pode levar azar. Outros afirmam que comer a última bolacha de um pacote pode causar a morte da pessoa que comê-la.

No dia de finados, as pessoas enfeitam os túmulos com flores, acendem velas e muitas mandam rezar missas pelos parentes que perderam. É um dia muito triste, pois através das homenagens feitas, as pessoas voltam a sofrer a dor da perda, entristecendo-se e até chorando por saudade.
Esses sentimentos devem ser respeitados, pois não é fácil aprender a viver sentindo a falta de alguém que antes fazia parte de sua vida, que estava presente em tudo, que oferecia amor, dedicação e carinho. Com certeza, todas as pessoas sentem muito a ausência das pessoas que amam.”
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

                   VISÃO EVANGÉLICA DO DIA DE FINADOS:

“Respeitamos os sentimentos mais profundos de saudades e lembranças das pessoas que partiram para a eternidade.
Porém, o dia de finados é feriado cristão dos católicos e não dos evangélicos. Deus não fez o ser humano para morrer. Não estava nos planos de Deus para a vida do ser humano a morte. Mas a Bíblia conta que o primeiro homem, Adão, desobedeceu a ordem divina e como conseqüência tornou-se passível de morte, física e espiritual.

“Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram.” É o que está escrito no livro de Romanos (5:12), da Bíblia Sagrada. “Mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, em Jesus Cristo, nosso Senhor.”

Jesus morreu pelos nossos pecados, para nos salvar da morte, separação eterna de Deus o Pai. Ele tomou o castigo que nos traz a Paz sobre si, e nos deu de volta a reconciliação com Deus.

Por conta disso, não homenageamos os nossos mortos, mas continuamos a sentir saudades e até chorar pela ausência deles. A Bíblia conta que o patriarca José chorou e lamentou a morte de seu pai Jacó. Ficou enlutado até mesmo por setenta dias (Livro do Gênesis). E que os judeus transportaram os ossos de José para a terra Prometida, quando saíram do Egito. Não é pecado sentir saudades ou chorar pelos mortos, mas não se pode mais interceder por eles. A Bíblia diz, na Carta ao Hebreus 9.27: “aos homens está ordenado morrer uma vez, vindo depois disso o Juízo.”
Além disso, entre vivos e mortos há um grande abismo que os separa (Lucas 16, a parábola do Rico e Lázaro).
Entretanto, existe solução para a morte, para a angústia da morte: o Senhor Jesus Cristo, que foi morto e ressuscitou dentre os mortos,
que foi vitorioso sobre a morte, e por conta disso a
Bíblia conta que também podemos, com Ele, ser vitoriosos! Disse Jesus: “Eu Sou a Ressurreição e a Vida, quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá!” (João 11. 24). Por esta razão, também não precisamos acender velas para os mortos, porque Jesus disse: 

“Eu sou a Luz do Mundo, quem me segue, não andará em trevas!”
Enfim, a Bíblia conta que, para quem aceitar Jesus como Senhor e Salvador de sua vida, um dia não terá mais dores, lágrimas, sofrimento e morte. Ele é o Senhor da Vida!

Nenhum comentário