Últimas notícias

VÍDEO INSTITUCIONAL DESASTRADO DO PSL-RN GERA REVOLTA ENTRE OS CONSERVADORES

  
Por Erick Guerra – O Caçador





Um vídeo institucional do Partido Social Liberal do RN convocando filiações ao Partido está causando manifestações indignadas de militantes da Direita Conservadora potiguar. Na filmagem, o Dr Daniel Sampaio (recentemente empossado Presidente Estadual do PSL-RN) e o Capitão Gondim (Presidente do Diretório PSL de Natal) aparecem em Brasília-DF, falando do que chamam “Novo PSL-RN” (o PSL-RN após a saída daqueles que acompanharam fielmente o Clã Bolsonaro – os “Aliancistas”). Os dois, tendo ao fundo o Congresso Nacional e o Palácio do Itamaraty narram uma controversa sinopse da história da Direita Potiguar, em que se situam como “dos primeiros militantes que organizaram os movimentos de Direita Conservadora no Rio Grande do Norte” e declaram que o “Novo PSL-RN” é composto por “homens dignos e de honra”, que “defendem a ética, a moral e a honestidade”.

Postado na página Facebook de Daniel Sampaio, o vídeo encheu-se de comentários depreciativos, dos quais reproduzimos alguns abaixo:






Ao ver a situação, Daniel Sampaio (que é pré-candidato declarado à Prefeitura da Cidade de Mossoró) excluiu os comentários unanimemente desairosos e bloqueou a postagem para novos comentários. Horas depois, o próprio Sampaio excluiu o desastroso vídeo (que reproduzimos ao final dessa matéria). O militante conservador Neto Reformas (cabo eleitoral de Daniel Sampaio nas eleições 2018, ex-PSL e atualmente filiado ao PSC), por sua vez, postou em suas próprias redes sociais uma resposta também em vídeo, na qual relembra momentos da campanha de 2018 e cita nomes como o do Vereador de Natal Cícero Martins (que saiu do PSL e hoje está no PP ) e de Fernanda do Movimento Verde-Oliva, perguntando por que essas pessoas, dentre outras, foram omitidas no vídeo do “Novo PSL-RN" em sua contestável narrativa. Confira o vídeo de Neto Reformas:




Vamos aos fatos- Na verdade, tanto Daniel Sampaio como o Capitão Gondim não tinham nenhuma participação de militância política conhecida ou relevante antes do período eleitoral de 2018, quando caíram de “pára-quedas” no cenário da Direita Conservadora potiguar, já no momento em que o pré-candidato Jair Bolsonaro filiou-se ao PSL. Nesse período de crescimento desordenado e sem filtros do PSL nacional (hoje aludido pelo Deputado Federal Eduardo Bolsonaro como “erro”), o verdadeiro Movimento de Direita Raiz do Rio Grande do Norte (composto por vários grupos ativos nas ruas e redes sociais desde antes as passeatas “Fora Dilma”) assistiu atônito à imposição de “lideranças” e candidatos para a cúpula do PSL-RN que, simplesmente, não possuíam nenhum histórico na militância de Direita Conservadora. Nesse período, enquanto os militantes autênticos e atuantes da Direita Conservadora foram preteridos nos Diretórios e candidaturas do PSL, essas posições foram ocupadas até por alguns que, no passado recente da época, compunham grupos políticos de Esquerda – orbitando na esfera de Rosalba Ciarlini (ex-governadora e atual prefeita de Mossoró, liderança de centro-esquerda oligárquica, filiada ao PPS) e até do PT! No meio dessas “lideranças escolhidas-não-se-sabe-por-quem” que aparelharam os quadros do PSL-RN, estavam Sampaio e Gondim.

É imperioso comentar, de passagem, que dezenas (talvez centenas) de militantes raiz trabalharam voluntariamente em diversas funções no PSL-RN à época da campanha, submetendo-se, portanto, às lideranças que foram impostas sem fazer questionamentos. Esses, por vezes até punham dinheiro do próprio bolso na campanha eleitoral alheia – tudo em nome da causa e do Presidente Bolsonaro (que arrastou para mandatos eletivos diversas pessoas sem nenhum mérito próprio, na “onda” criada em torno de sua própria eleição). Os relatos desses militantes, atualmente, são repletos de mágoa e do sentimento de terem sido “usados e descartados”. Essa ingratidão institucional é uma mácula recorrente que acompanha o PSL-RN e afasta de seus quadros o grosso dos conservadores potiguares.

Justiça seja feita, das eleições de 2018 para cá (portanto há cerca de um ano e meio), Sampaio e Gondim tem tido relevante trabalho na estruturação do PSL estadual – sem que isso queira dizer, no entanto, que sejam lideranças políticas com carisma ou militância seguidora. Em recente pesquisa de intenção de votos para a prefeitura de Mossoró, por exemplo, Daniel Sampaio ficou em último lugar dentre os nomes avaliados, com pífia expressão. De fato, não se pode dizer que os dois sejam as pessoas certas para falar em nome da Direita Conservadora no RN, ainda mais depois de o próprio Clã Bolsonaro ter abandonado em ruptura tão exposta a legenda que a dupla representa, conclamando seus seguidores fiéis para desfiliarem-se do PSL e ingressarem na Aliança pelo Brasil. Portanto, o “Novo PSL-RN” apresentado orgulhosamente por Daniel Sampaio e pelo Capitão Gondim nada mais é do que um PSL-RN “depurado” dos partidários fiéis do Presidente da República, que acompanharam o “Capitão Bolsonaro” seguindo-o verdadeiramente.




É desnecessário dizer que o senso comum nacional expressa que só ficou no PSL quem concorda com políticos da linha de Luciano Bivar, Joice Hasselman, Delegado Valdir e Julian Lemos, os chamados “traidores do Capitão”. No Rio Grande do Norte, não é diferente. Se o senso comum está errado, que julgue o leitor. O PSL foi literalmente repudiado por lideranças potiguares influentes como o Coronel Hélio Oliveira (ex-Presidente Estadual da legenda, hoje no Aliança), Afonso Barreto (ex-PSL, hoje Aliança), o Vereador Cícero Martins (ex-PSL, hoje no PP) e o Coronel Azevedo (hoje Presidente Estadual do PSC, saído do PSL antes do “racha nacional” estourar). Todos os nomes citados que “caíram fora” do Partido são apoiadores públicos incontestáveis do Governo Federal.

Não é difícil entender a estranheza dos conservadores potiguares ao ouvir justamente da boca dos dirigentes do PSL-RN a sugestão de que a legenda seria o único partido que reúne os fiéis a Jair Bolsonaro... Daí a polêmica!

Em seu vídeo-resposta, Neto Reformas chama atenção para um ponto interessante: a peça propagandística do “Novo PSL-RN” usa várias fotografias tiradas em 2018, sugerindo que o mesmo grupo de pessoas continua firme com o Partido, mesmo após a ruptura feroz e em ritmo de baixaria da legenda com o Presidente Bolsonaro, com ampla cobertura da imprensa nacional. Evidente que tal não é a verdade dos fatos... Nas linhas acima, vários nomes dos que seguiram o Presidente são citados e há centenas (talvez milhares) de outros, hoje Aliancistas.

Perguntado sobre as razões para permanecer no PSL-RN, um Presidente de Diretório Municipal respostou: “Você quer dinheiro? Quem não quer dinheiro? O PSL terá o maior fundo partidário dentre todos os Partidos!” - Por questões éticas, omitiremos o nome desse filiado, observando que ele não é o único que pensa assim. Por outro lado, no cenário nacional há situações diferentes envolvendo o Partido Social Liberal, incluindo aqueles conservadores que ficaram “ilhados” no PSL, sem ter para onde ir – uma vez que o Aliança pelo Brasil não ficou pronto e há as dificuldades facilmente imagináveis para quem entra num Partido político qualquer já querendo “sentar na janela” e ser candidato. A realidade é que o cenário do Rio Grande do Norte é particular. Se a peça de propaganda do “Novo PSL-RN" pegou mal, a responsabilidade não é dos que nada tem a ver com isso, mesmo que filiados ao PSL.

Confira agora o vídeo que deu origem ao rebu:



Nenhum comentário