Últimas notícias

503 ANOS DA REFORMA PROTESTANTE! UMA DATA QUE JAMAIS DEVE SER ESQUECIDA PELOS CRISTÃOS!

 31 DE OUTUBRO DE 1517, UM DIA GLORIOSO PARA A CRISTANDADE!


O 31 DE OUTUBRO é o segundo evento mais memorável para os cristãos. Deveria haver cultos festivos em todas as Igrejas Evangélicas. Comemorações, louvores, adoração ao Senhor, dedicando-lhe toda honra, glória e louvor. 

É o dia da REFORMA PROTESTANTE, a data em que, na Capela de Wintenberg, na Alemanha, Martinho Lutero fixou as 95 TESES contra as INDULGÊNCIAS da Igreja Católica Romana, um império então dominante na época. 

Diversos historiadores são unânimes em dizer que, no tempo em que estourou a reforma, a Igreja Católica vivia imersa no luxo e na corrupção: "A corrupção dos padres, o comércio de indulgências (perdão dos pecados concedido pela igreja mediante pagamento, com a garantia de entrada do pecador no céu), a falsidade moral do clero, tudo isso contribuiu para que os protestos contra a igreja, já no século XIV, ganhasse mais espaço." 

"


As palavras acima foram proferidas por um pré-reformador, JOHN HUSS, quando foi queimado vivo na fogueira. 

Precursores da Reforma foram também Savonarola, que também morreu queimado, e o inglês John Wicliff, professor de Oxford, "atacou a autoridade da igreja ao afirmar que qualquer pessoa poderia conseguir a salvação eterna. Considerava a igreja perdida no meio da corrupção e da riqueza" (REZENDE: 2008).

"Huss era da Boêmia mas nasceu em Praga, atual capital da República Tcheca. Morreu condenado à fogueira em 1415 (...)". Sua famosa oração foi uma profecia do que aconteceria no dia 31 de outubro de 1517: O protesto de Martinho Lutero contra os abusos da igreja Católica romana. Depois dessa data, o mundo nunca mais foi o mesmo.

A igreja que vivia no luxo, com a nobreza e seu clero corrupto, viu-se desafiada por um Monge Agostiniano, pertencente aos quadros do seu próprio sacerdócio, mas que se deparou com a leitura da Bíblia, especialmente Romanos 1.17, segundo o qual percebeu que o justo viveria da fé.

OS CINCO PILARES

Sabemos que a igreja Católica é essencialmente dogmática, ou seja, o Papa é considerado infalível (a infalibilidade papal) e os dogmas (como a adoração aos santos, sua intermediação para chegar aos céus, dentre outros) são ainda pilares da igreja Católica. 

Para Lutero, porém, o cristão deveria se apoiar nesses cinco pilares:

Sola Fide (Somente a Fé)

Desse princípio, subtrai-se a afirmação de que o homem é justificado, do início ao fim, única e exclusivamente, pela fé, sem qualquer acréscimo das obras (mérito humano) – já que é um dom (presente) de Deus.

Solus Christus (Somente Cristo)

Essa proposição foi uma reação contra a igreja secularizada e contra os sacerdotes que se colocavam numa posição especial para mediar a graça e o perdão de Deus (através dos sacramentos e das indulgências).

A Reforma defendeu que a mediação entre o homem e Deus é feita somente por Jesus Cristo, já que a salvação do pecador é uma obra exclusiva dEle.

Sola Scriptura (Somente a Escritura)

A cosmovisão reformada se funda no fato de que não há verdades concorrentes, mas que existe uma verdade absoluta fundada na Bíblia Sagrada.

Diferente da posição de que tudo é relativo, que cada um tem a sua verdade, que o padrão de conhecimento é a razão, a lógica, as experiências ou o senso subjetivo, o cristão afirma que há apenas uma coisa que pode legitimamente funcionar como padrão supremo: a Palavra de Deus. Não há, portanto, nenhuma autoridade maior que o próprio Deus.

Sola Gratia (Somente a Graça)

Assim como a Igreja Protestante, a Igreja Católica também acredita que os cristãos são salvos pela graça (favor imerecido) de Deus. Mas apenas os reformados, os protestantes, acreditam que o pecador é salvo somente pela graça de Deus.

Sola Gratia afirma que não há nada que possamos fazer para obtermos o favor de Deus, já que somos pecadores indignos e não merecedores da bondade do Pai. Nós não temos mérito na nossa salvação, não cooperamos com Deus.

A salvação é um dom, um presente, um favor que não merecemos do Deus Criador. Paulo elucida bem esse fato em Efésios 2:1-9, “Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência. Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira. Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos. Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus, para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus. Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie”.

Soli Deo Gloria (Somente a Deus a Glória)

A Igreja Católica Romana ensinava e exigia a devoção ao clero, já que estes poderiam supostamente “mediar o perdão de pecados e a obtenção de benção aos homens”. Ainda hoje podemos notar a reverência e adoração ao Papa (sem entrar no mérito da idolatria aos santos!).

A Reforma surge centralizando a glória, o louvor, somente a Deus. Todos, absolutamente todos os seres criados, são míseros pecadores carecedoras da graça e misericórdia de Deus.

A CONTRA-REFORMA: 

Ciente dos seus problemas internos e da abrangência da Reforma de Lutero, a reação da Igreja Católica foi a contra reforma. "Concretizou-se pela mobilização de alguns papas. Paulo III, Paulo IV, Pio V e Xisto V procuraram afastar a igreja dos antigos caminhos da corrupção e do despreparo. Com a finalidade básica de responder aos avanços do protestantismo, Paulo III convocou, em 1545, o Concílio de Trento." (Rezende: 2008).

VÊ-SE, então, que o 31 DE OUTUBRO é um dia para comemorar A CHEGADA DA LUZ SOBRE AS TREVAS; O RENASCIMENTO DA DOUTRINA DA REDENÇÃO HUMANA, A VERDADEIRA LIBERTAÇÃO.


"Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres!" (Evangelho segundo João, cap. 8, verso 36)

Por Antonio Carlos 



REFERÊNCIAS:

REZENDE, Antonio et al. Rumos da História, Atual Editora, 2008.

https://gracaemflor.com/os-cinco-solas-os-pilares-da-reforma-protestante/, acesso em 30 de outubro de 2020.

Nenhum comentário