Últimas notícias

Os Benefícios da batata-doce: Entenda mais sobre esse carboidrato

 



A batata-doce é um dos tubérculos mais consumidos no Brasil e é uma fonte de carboidrato saudável. Por ser rica em fibras, ela é considerada um alimento com médio índice glicêmico, ou seja, aumenta a glicemia de maneira regrada e distribuída.

Por conta desse seu efeito, faz com que os carboidratos são digeridos mais lentamente, fornecendo energia ao organismo aos poucos, evitando picos na produção de insulina. Isso auxilia na perda de peso uma vez que esses picos de insulina estimulam o organismo a estocar gordura localizada.

Tipos de batata-doce

Podemos encontrar quatro variedades de batata-doce:

  • Batata-branca, angola ou terra-nova, que tem polpa branca e é pouco adocicada
  • Amarela e roxa, com casca e polpa dessas cores e que são as mais usadas para fazer doces
  • Avermelhada, que possui casca parda e polpa amarela com veios roxos ou avermelhados, e é uma ótima opção para comer assada.

Tabela nutricional

Confira a tabela nutricional da batata-doce:

Tabela100g%VD
Calorias76,8kcal4%
Carboidratos18,4g6%
Proteínas0,6g1%
Fibra alimentar2,2g9%
Cálcio17,2mg2%
Vitamina C23,8mg53%
Piridoxina B60,1mg8%
Fósforo15,4mg2%
Manganês0,1mg4%
Magnésio11,2mg4%
Ferro0,2mg1%
Niacina2,6mg14%
Sódio2,7mg0%

Benefícios da batata-doce

1 - Auxilia no emagrecimento: Por ser rica em amido resistente, a batata-doce tem um índice glicêmico mais baixo do que outros tubérculos, ou seja, libera os carboidratos lentamente para a corrente sanguínea, o que evita picos de glicemia e insulina. Esse mecanismo que parece simples tem uma série de repercussões no organismo que ajudam a emagrecer.

O primeiro é a saciedade: enquanto o sistema digestivo demora para digerir os alimentos, ele envia mensagens ao cérebro de que está saciado. Além disso, quando a glicemia é liberada lentamente e fica estável, o cérebro também interpreta que o organismo não precisa de mais alimentos naquele momento.

2 - Auxilia no ganho de massa muscular: Por ter importante função antioxidante, o alimento reduz os impactos negativos provocados pelos treinos e deixa o organismo frequentemente em estado metabólico, otimizando o ganho de músculos.

3 - Fonte de energia: O fato de ser uma fonte gradual de energia faz com que a batata-doce seja um alimento essencial para quem pratica atividade física.

Por Minha vida, minha saúde



Nenhum comentário