Últimas notícias

Fantástico revela máfia de merenda nas cidades brasileiras

O Fantástico  exibiu ontem a noite uma reportagem sobre qualidade de merenda em escolas públicas de alguns estados do Nordeste do Brasil. 

Escolas despredadas, cozinhas com baratas, sapos, formigas, má condição de higiene nos alimentos, comidas vencidas, e  comida estragada...
Uma máfia montada para empresas vencedoras de licitações, pagarem propinas a prefeitos de alguns municípios.
A denúncia em Natal se resumiu à falta de merenda na Escola Chico Santeiro.
O repórter mostrou que no dia 7 de abril não tinha merenda na escola.
E que os poucos sacos de Vitamilho estavam vencidos. 

Uma professora disse que os alunos eram liberados mais cedo porque não tinham merenda.
E até que algumas vezes os alunos desmaiavam de fome.
O secretário de Educação, Walter Fonseca, disse que toda a logística para distribuição de merenda nas escolas do Município estava sendo montada.


Aqui em nossa cidade também não é diferente, sou professora da rede municipal, precisamente da CRECHE PEQUENOS QUERUBINS,

 ONDE A MERENDA ESCOLAR NÃO PREENCHE OS PADRÕES ALIMENTARES, A MERENDA OFERECIDA NAQUELE ÓRGÃO É DE PÉSSIMA QUALIDADE, O CARDÁPIO NÃO OFERECE NUTRIENTES BÁSICOS QUE UMA CRIANÇA PRECISA PARA SE ALIMENTAR DE FORMA ADEQUADA
Na creche atende crianças de 02 a 05 anos, mas infelizmente as crianças não tem uma alimentação que possa conter todas as vitaminas, sais minerais e nutrientes de maneira saudável
 Sei que vai gerar grande polêmica essa postagem mas infelizmente não posso mentir, até o ano passado quando lecionei naquele ambiente escolar, pois esse ano estou de licença maternidade, eis o cardápio:
CARDÁPIO MATUTINO- CUSCUZ COM LEITE, PÃO COM LEITE, OU CREAM CRAKER. COM LEITE, ALMOÇO, FEIJÃO, ARROZ, SOJA, FEIJÃO MARCARRÃO, PEDACINHOS DE FRANGOS,PORQUE É A QUANTIDADE É MUITO POUCO, DOIS TRÊS FRANCOS PARA QUASE 100 CRINÇAS, FEIJÃO FARINHA ARROZ BANANA OVO. Muitas vezes são oferecidas as crianças pão com mais de 04 dias, os biscoitos de de péssima qualdidade, esse pão não vai seguer manteiga,  e a quantidade de leite é muito pouco, menos que meio copo de leite, as crianças não comem legumes, não tomam suco, e a quantidade de carne é muito pouca oferecidas as crianças, muitas crianças não gostam da refeição oferecida, só comem mesmo aquelas que realmente são necessitadas.
CARDÁPIO VESPERTINO- BISCOITO CREAM CRAKER COM SUCO, vitamina de banana PÃO COM LEITE,SOPAS, CUSCUZ MANGUZÁ, MACARRONADA( essa tal macarronada é apenas macarrão com carne de soja ou moida, parece mais uma ração,as crianças reclamam do biscoito porque é de péssima qualidade, já as quantidades oferecida é de apenas 03 unidades por crianças, o suco mais parece uma garapa, é servido menos de meio copo de suco ou vitamina, já vi muitas vezes frutas estragadas servidas para crianças,vitamina de banana servida para os alunos é quase só a água, carne? nunca comeram!  AS SOPAS FAZ A´TÉ VERGONHA, NÃO TEM LEGUMES, VERDURAS NEM CARNEjá vi muitas vezes as merendeiras reclamarem porque as quantidades de ingredientes pouca, já vi colocar numa sopa dessas apenas o2 tomates, 02 cebola, e 02 batatas e um pouco de costela, menos de 02 kgs para cerca dequase 100 crianças, muito pouco, a sopa parece mais de pedra, porque a carne passa longe, e muitas fezes a quantidade é pouca, por mais ruim que saja infelizmente temos muitas crianças carentes em nossa municipal onde sua única refeição é na escola e não dá para repetir devido ser pouca a quantidade, oferecida para a demanda de crianças.
O blog comenta:
Cadê o conselho da merenda municipal?
Cadê o conselho tutelar que protege as crianças e os adolescentes?
A câmara Municipal de vereadores?
Acho melhor vocês averiguarem essa situação, porque neste  blog já houve até denúncia de roubo de merenda, pessoas que assumem determinados cargos de confiança e perdem a confiança roubando até a merenda das crianças carentes,também já comentaram que uso desvios da alimentação dos alunos para festas de aniversários , casamentos etc etc. vamos ficar de olho, pois é ÓRGÃO PÚBLICO, PERTENCE A POPULAÇÃO, E NÓS É QUE TEMOS QUE INVESTIGAR.

35 comentários

Anônimo disse...

quer saber quem rouba a merenda da creche?
é so da palntão na calçada de maria pura
lá voce tudo
é roubo é roubo
ja vi diversas vezes
é crime roubar
e ainda das pobres crianças
coisa feia

Anônimo disse...

merenda de riachuelo e uma das melhores do rio g do norte;;;;

Anônimo disse...

Essa piada aí de cima foi de lascar. Deve ser melhor para um cego, surdo, mudo, aleijado e que não tem paladar mais na língua.

Anônimo disse...

Infelizmente vc tem todo razão Adriana a merenda escolar do nosso municipio é de bessima qualadade. Se não fosse essa compra direta para remediar era pior,o biscoito tem sabor de barata, o leite é só a água com os sucos oferecidos,pois a quantidades é muito pouca pra render e dar por mais tempo,até as carnes não tem mais é só carne de soja. E ai eu pergunto cade os bois da compra direta??? O gato comeuu??Cadê os veriadores,os conselhos??? Acampanha está se apróximando, vamos monstra serviço pessoal?????/

Anônimo disse...

A merenda de riachuelo é a menlhor do RN mesmo e como é a pior??????????? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Tenham vegonhar na cara bando de ladrões

Anônimo disse...

daqui a pouco os 40 vao esculhambar com tu adri, mas nao ligue
é a mais pura verdade, a merenda é nota 0, 0. 0000

Anônimo disse...

quem tudo iso naecolas e a maes dos alunos é verdade isso, merenda ruim

Anônimo disse...

PIOR VAI SER A FESTA DAS MAES

Anônimo disse...

EU SO QUERIA QUE O FANTASTICO VIESSE AQUI, PORQUE ATE MERDA DE CRIANÇAS TEM NO MEIO DAS SALAS, PARQUES QUEBRADOS, NAO TEM SEGUER UM APARELHO DE DVD, NAO TEM NADA MIL VEZES NADA, A MERENDA NEM PORCO QUER DE TÃO RUIM QUE É, SO PRA ESCLARECER É 03 PACOTE DE LEITE PARA FAZER PRA QUASE 80 CRIANÇAS, É SO AGUA PURA, E AINDA TEM UM TAL DE BRASILEIRO, ESSE NEM OS CACHORROS COMEM, É FEIJÃO MULATINHO COM FARINHA OVO COZINHADO E BANAN DENTRO PENSE NUMA DESGRAÇA, NEM OS CACHORROS COMEM, A COITADA DAS CRIANÇAS SO FALTAM MORREM ENTALATAS PQ NEM UM COPO DE CARAPA TEM PRA ELAS TOMAR. UMA VERGONHA! UMA VERGONHA!

Anônimo disse...

EU acho que quem assistiu a reportagen do fantastico viu o que a nutricionista falou que com apenas 060 centavos por crianças dava para crianças comerem feijão arroz, legumes frutas frango ou carne e suco, com apenas 060 centavos, então quanto é que vem por mes para essas crianças se alimentarem tão mal assim?
cade o conselho dessa merenda, conselho tutelar tem que trabalhar em favor das crianças nao é em favor de prefeitura não

Anônimo disse...

tem a chamada compra direta
ai que entra os roubos das merenda
faz doce de leite levam a metade para casa, tem gente q leva de vidros cheios, bolos? passam mais que uma semana ja deram bolos vencidos mofados, o que tem crianças com dor de barriga não é brincadeira, queijo?
nunca aquelas pobres coitads comeram. quando chega é desviado todinho, e na sala da diretora é cada pedaço, parece que nunca viu queijo gulosa, o queijo é das crianças o governo federal manda verbas para crianças não é para diretor, nem vigia nem professor, é das crianças carentes, riachuelo é uma vergonha roubar a merenda dessa pobres crianças, uma vergonha uma vergonha, atenção ministerio publico ta na hora de uma visita nessas escolas.

Anônimo disse...

ja falei que ceição de maria pura ja viu muitas vezes a merenda sendo roubada, é uma vergonha

Anônimo disse...

e a festa da pascoa?
os professores que tinha que comprar os ovos de pascoa, a prefeitura so deu pao com soja e um copo de carapa.

Anônimo disse...

que vergonha!
que vergonha
MERENDA É DOS ALUNOS
E DE BOA QUALIDADE

Anônimo disse...

TA NA HORA dese prefeito falar
porque ta demais
e ai adriana
vai ou nao entrevistar o jb

Anônimo disse...

Esse Prefeito é o pior da história de Riachuelo, peloe menos na epoca de Marcilio quando Joana Darc, era diretora ou secretaria, ela sabe disso , Marcilio só comprava era serenata de amor para as crianças, dava, refregetante do bom e bolo. e hoje o prefeito dá o que, nada, soja e um pão duro;kkkkkkkkkk
reflita minha gente não vote em candidato de JB, por que vai ser pior do que está. Vote no 15

Anônimo disse...

Cade o dinheiro da merenda , o gato comeu, o gato comeu o dinheiro da merenda ou JB colocou no bolso, para aumentar oa sua fortuna. O gato comeu, um dia o gato come a fortuna dele.

Anônimo disse...

OI gato cameu o quem comeu foi os ladrões do prefeito aquele viada.

Anônimo disse...

Adriana vc não sabe da melhor a Pré-Candidata a vereadora Marineves deu foi presente para todos os seus alunos darem as suas mães, está fazendo campanha até na escola ela nunca tinha feito isto e distribuiu 4.000 pães com dinheiro da prefeitura kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk aí vcs pergunta a onde está o gato veja bem direitinho que o gato está bem perto da gente.

Anônimo disse...

O único vereador que está fazendo com dinheiro de seu bolso é o JORLLAN KARDERK, porque os outros é com dinheiro público e o povo ainda acha que é favor eu quero ver ele fazer com o seu dinheiro como Jorllan

Anônimo disse...

Gente vamos nos reunir e verificar o tipo de meranda que esta sendo oferecida aos nossos filhos. Aonde esta a NUTRICIONISTA faz PARTE DA MAFIA porque ela nao fiscaliza e leva o problema para quem e de direito, ela como nutricionista e quem e responsavel.

Anônimo disse...

Denunciem ao Ministerio Publico, isso é um absurdo!
coitadas dessas crianças, o prefeito é so enricando com a familia e nos coitados tomando na tampa.
vamos denuciar essa ma alimentação que esta sendo passada aos nosso filhos. vamos nos reunir e ter provas pra denuciar isso n pode continuar.

Anônimo disse...

A nutricionista e quem e responsavel pela quantidade de merenda para cada aluno porque ela nao exige do prefeito e mostra o que vem da compra direta uo ela nem passa por perto das escolas so quer ganhar o dinheiro o prefeito e responsavel sim mas a nutricionista e quem deve fiscalizar e o seu papel.

Anônimo disse...

ei pessoal a reportagem do fantástico vai ter continuação, vou divulgar o e mail da globo para voces pedirem um ma repórtagem sobre a merenda em Riachuelo, cidade onde as crianças sao tratadas como urubus.

Anônimo disse...

blz manda o imail

Anônimo disse...

O que eu acho um absurdo é que o pessoal fala tanto da merenda da creche e ainda tem a coragem de votar na Candidata de Júnior Bernardo que vai fazer pior do que Gonzaga seu pai, cuidado gente nesta eleição. quere continuar com Cultura, festas boas e um social bom vamos votar em Marcilio.

Anônimo disse...

De merenda vc intendi Adriana, pq só ia pra escolas falar no celular e e comer. levava uma minina pra ficar dando aula no seu lugar, coitadas das criança q tinha vc como professora...ainda bem q tu ta em csa. fica por ai mesmo falando mal do prefeito, pq ir na escolas ver de perto eu sei q tu num vai.

Anônimo disse...

MEU QUERIDO POVO DE RIACHUELO EU NÃO ACREDITO QUE AINDA TEM GENTE EM RIACHUELO QUE VOTA EM MARA. POIS SAIBAM QUE VOTA EM MARA E VOLTA EM UM SISTEMA ATRASANDO QUE SÓ VAI FAZER COM RIACHUELO PARE NO TEMPO.

Anônimo disse...

O SISTEMA QUE MARA REPRESENTA TEM NO PAI DELA COMO GRANDE REPRESENTANTE DO ATRASO DE RIACHUELO, MARA REPRESENTA UM SISTEMA FAMILIAR ALGO QUE NÃO SE USA MAIS NO BRASIL.

Anônimo disse...

Voce anda muito mal informado na epoca que Gonzaga era prefito nao so a meranda escolar era de primeira qualidade se tem duvida pergunte a Dorinha de joaquim como todos os eventos das escolas era comemorados com muito bolo de chocolate e refrigerante. Os idosos eram tratados a pao de ló tudo de primeira . Marcilio aprendeu DAR BOA MERENDA COM ELE. ve se quando marcilio rompeu com ele como ficou tudo diferente .Você que quer denegrir a imagem de Mara naõ tem nada para falar dela. ela e uma trabalhadora está onde estar por seus meritos tem exelentes propostas para o municipio, e com certeza vai trazer o desnvolvimento e progresso para riachuelo.Voce é pai de santo para prever as coisas? como pode afirmar que A,B,C,nao tem capassidade deixe de ser idiota seu Babao.

Anônimo disse...

Essa foi boa desse (a) anonimo por que dizer que refrigerante é alimentação saudavel e que dorinha era testemunha ,EI DOIDA PERGUNTA A QUALQUER NUTRICIONISTA REFRIGERANTE É PROIBIDO NAS ESCOLAS BUUUUURRRRRRAAAA POR ISSO QUE NOŚ EU E O POVO DE RIACHUELO NÃO QUEREMOS ESSA ADMINISTRADORA NA PREFEITURA FIQUE TRABALHANDO AI MESMO NO ESTADO ...CHEGA DELA E DE SEU PAI NA ADMINISTRAÇÃO ...AGORA QUE É UMA PIADA ENGRAÇADA É PARA A BLOGUEIRA FAZER UMA REPORTAGEM COM ESSA PIADA CITADA POR ESTE ANONIMO REFRIGENTE NA MERENDA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKIR FORA!!!!IR FORA!!!!

Anônimo disse...

PRA SALVAR RIACHUELO DESSA PERDIÇÃO SÓ TEM UMA OPÇÃO. MICARLOS NELES!!!!!!!!!!!

Adriana Nascimento disse...

Gente sei que vocês estão com saudades mim, vou voltar logo, um dia, não se preocupe não!
Claro que voltarei para minha sala de aula, sou concursada, e para entrar nesse emprego tiver que requerer judicialmente, claro e óbvio que irei voltar, porque agora sei que as crianças precisam de mim, porque o que eu ENCONTRAR de errado lá, irei relatar aqui, fazer tipo um diário, so assim o povo saberá o que acontece lá, VOU pedir uma autorização judicial para fotografar o descaso que nossas crianças Sofrem naquele recinto, merenda de péssima qualidade, não há material didático para uma boa aprendizagem, condições de higenicas não não há, infelizmente as crianças sofrem com o descaso do poder público,até o ano passado, quando estive na festas das crianças, onde presentei meus alunos com excelentes brinquedos, porque nem nesta data que é tão sublime para mesma passam em branco pelo poder público, uma vergonha!
Com certeza irei voltar, não para maltratar as crianças, colocá-las de castigo, gritar e muito menos fazer de minha classe um quartel de soldados, criança é criança, tem suas fases e precisamos respeitar, graças a Deus nunca maltratei nenhum aluno meu, sempre deu carinho atenção, e muitas Vezes até comida para as mesmas eu levo, não estou passando em rosto o que faço, faço de coração, mas, quem trabalha comigo no mesmo horário sabe que não estou mentindo, meus alunos graças a Deus não passa fome porque a Tia Adriana sempre sempre lembra de seus queridos alunos, até meu aparelho de DVD é levado para creche porque na creche não tem, não tem brinquedos, não tem livros, nao tem DVD, NÃO TEM! NÃO NÃO TEM!
JÁ JÁ VOLTAREI E COM CERTEZA SERÁ RELATADO COMO ESPÉCIE DE DIÁRIO DE CLASSE VIRTUAL, PARA O MUNDO SABER O QUE ACONTECE NESSA PEQUENA CIDADE QUE TEM CRIANÇAS LINDAS, MAS QUE INFELIZMENTE SÃO ESQUECIDAS PELA GESTÃO MUNICIPAL.
UM ABRAÇO!

Anônimo disse...

Quando me referie a merenda escolar e faleie de bolos e refrigerante referie-me para os dias festivos e nao o dia a dia porque a merenda diaria na epoca de gonzaga era de otima qualidade, com bastante frutas , legumes, hortalisas e tambem tinha o feijao com arroz que e um dos alimentos mais completos. talvez voce tenha sido um dos que frequentava a escola na epoca e sabe que era assim.mais lembre-se que ja fazem mais de 20 anos que gonzaga foi prefito , ele foi tao bom que ate hoje o seu nome e sitado no municipio e ainda está preocupando muita gente por sua filha casula ser candidata e com certeza vai ganhar esta.GONZAGA É UM HOMEM BOM DE CARATER.Ele foi tao bom que foi o unico prefeito na historia de riachelo que fez o seu susesor.

Anônimo disse...

Claro que ia fazer o sucessor
tinha que fazer
porque era seu sobrinho
afilhado e genro, claro que ele
iria deixar o sucessor,
e sucessor daquela qualidade
só podia ter sido deixado por gonzaga mesmo!