Últimas notícias

Tapioca: a grande aliada da dieta

De Pero Vaz de Caminha - que escreveu em uma das cartas enviadas ao rei de Portugal: "Faz-se por aqui umas broas chamadas beijus tão alvas e saborosas que superam e muito o pão desse reino" - às musas fitness, a tapioca, ou beiju, faz sucesso há mais de 500 anos.
Parece incoerência, portanto, falar que um alimento sem fibras, proteínas e com alto valor glicêmico ajuda na dieta. Mas é isso mesmo, acredite! A tapioca entra no cardápio no lugar do pão e com vantagens sobre ele. A nutricionista baiana Eneida Bomfim explica: "Diferentemente do pão e do biscoito, a tapioca é uma alimento feito com um único ingrediente, a fécula de mandioca. Ela não contém gordura, glúten, sódio e não necessita de óleo no preparo". Já o pão tem vários componentes na massa, o que aumenta valor calórico, além de ser contraindicado aos portadores de doença celíaca, que apresentam intolerância ao glúten, proteína presente no trigo, cevada, centeio e aveia. 
 "A tapioca parece até um alimento criado por nutricionistas", brinca Eneida. Ela diz, inclusive, que a mandioca poderia ser considerada um alimento funcional: "Essa raiz tem a importante propriedade de ser neutra, o que ajuda a estabilizar o pH do corpo. Por isso, é usada em dietas alcalinas, auxiliando no tratamento da acidez do intestino e melhorando sua flora". A nutricionista recomenda que se coma de uma ou duas tapiocas por dia, sempre em substituição ao pão. A preparada com duas colheres de sopa da fécula tem 70 calorias. 

Nenhum comentário