MARINHA DO BRASIL VAI A CIDADE RIACHUELO!
Conta a história que Riachuelo foi fundada por um ex-combatente voluntário.
Neste sábado (6), Marinha promove ações sociais e esportivas na cidade.
Conta a história que um ex-combatente, chamado Manoel Severino Macedo, participou voluntariamente da batalha do Riachuelo. Quando se instalou na região, batizou a moradia dele de Fazenda Riachuelo, que depois deu nome à cidade.
Dentre as ações a serem realizadas pela Marinha, haverá a inauguração de um busto do Almirante Barroso. No início de manhã, a partir das 9h, ocorrerão atividades tipicamente militares, como cerimonial à Bandeira e desfile de militares e viaturas ao som da Banda de Música do Grupamento de Fuzileiros Navais. Também ocorrerão atividades esportivas e sociais, como corte de cabelo, além da exposição de equipamentos de uso em missão dos fuzileiros, quadro de nós, materiais do serviço de sinalização náutica e de comunicações navais, uniformes e condecorações e meios operativos.
Os visitantes ainda poderão assistir a palestras sobre formas de ingresso na Marinha; participar de oficina de nós e voltas, de comunicações navais (bandeiras e código morse); e as crianças terão à disposição o espaço kidscom desenhos para colorir. Profissionais da saúde do Hospital Naval de Natal estarão presentes realizando atendimentos médicos e odontológicos básicos, além de verificação da pressão arterial
Batalha do Riachuelo
Travada em 11 de junho de 1865, durante a Guerra do Paraguai, a batalha de Riachuelo é considerada um dos principais combates travados pela Marinha do Brasil. Ocorrido no canal de Riachuelo, afluente do rio Paraguai na província de Corrientes, Argentina, a esquadra brasileira conteve o avanço da esquadra paraguaia. A vitória foi considerada essencial para o controle da bacia do Prata, fundamental para a vitória da tríplice aliança, formada por Brasil, Argentina e Uruguai.
Nenhum comentário
Postar um comentário