Últimas notícias

Acordinhos e acordões, conheça os principais atores desse emblemático jogo político

Passada a euforia do primeiro turno das eleições, quando já houve definição dos deputados estaduais e federais e dos senadores, ficando em nosso país 14 estados com disputa a governador para o segundo turno (além da disputa presidencial), o Rio Grande do Norte tem dois candidatos para o segundo round: Carlos Eduardo e Fátima Bezerra.

A palavra política vem do grego "Polis", que quer dizer "cidade", literalmente significando "a vida nas cidades", ou palavra relativa ao cidadão ou ao estado.

A política política em Riachuelo e em muitas cidades no Brasil , a cada dia vem se tornando um cano de escape, por pessoas pretendendo cargos políticos com a finalidade única de obter privilégios oferecidos pelos altos cargos que são ofertados a quem declara apoio.

Segundo informações que recebemos de um alto coturno da política local, que não podemos identificar, é que em nosso pobre município Riachuelo e demais cidades circunvinhas estão havendo "acordos", "acordões" e até "acordinhos" para a própria sobrevivência política dos envolvidos.

Nas matérias anteriores falamos sobre os acordos que envolveram os nomes dos candidatos ao senado, Garibaldi Alves, Geraldo Melo na cidade de São Paulo de Potengi onde os dois agentes políticos daquele município apoiaram os mesmos candidatos e a população, sabendo do ocorrido, votou contra e deu vitória esmagadora ao capitão Styvenson e Zenaide Maia.

Porém ficamos sabendo que em cidades vizinhas também estariam havendo acordos por debaixo do pano e deixamos passar e somente agora no segundo turno iremos revelar de fato quais municípios estiveram unificados nessa tática política.

Segundo informações do PT/SINTRAF, em uma nota emitida via redes sociais, que a vitória no primeiro turno a candidata Fátima "teria sido através de um determinado grupo. "

Recém concluída a temporada do 1° turno, "nós do PT/SINTRAF e Neide vereadora ficamos muito felizes com a maioria dos votos que foram destinados a Fátima 13 e Haddad 13 em nossa cidade", explicitou um militante sindicalista.

"Riachuelo está de prova que isto é sinal de que nosso trabalho teve resultado... Os dias que fomos às comunidades fazer o trabalho de conscientização da importância que o voto 13 tem, a zona urbana não ficou de fora, nossa juventude fez todo um trabalho de panfletagem em todas as ruas da cidade", declarou, entusiasmado, um outro militante!
(Confira a foto)
Na foto abaixo podemos conferir, a secretária de turismo de Riachuelo e também a coordenadora do mercado do produtor Marisa Tania, juntas com a candidata Fátima Bezerra, o militante Cícero Nunes e a vereadora Neide de Cachoeira.  

A imagem pode conter: 5 pessoas, incluindo Neide Ribeiro, pessoas sorrindo, pessoas em pé
 Por coincidência, o grupo da oposição também expôs fotos, via redes sociais, declarando o apoio no segundo turno à candidata Fátima Bezerra, e emitiiu também nota de esclarecimentos à população riachuelense, nestes termos:

"Grupo da oposição em Riachuelo, liderado por Joca Basílio e Junior Bernardo fecham com Fátima 13 para governadora no 2° turno. Presentes na reunião os vereadores Baica, Rêmulo Basílio e Hudson Sena, o ex-vice-prefeito Caetano Sena, o suplente Diniz e Clemilson".

   
A imagem pode conter: 9 pessoas, incluindo Hudson Sena e Caetano Sena, pessoas sorrindo, pessoas em pé

Estaria em Riachuelo também nos escândalos dos acordos?

Porque numa das fotografias postadas acima, vemos pessoas ligadas diretamente à prefeita Mara Cavalcanti, no caso, a senhora secretária de turismo da cidade, Josana; a coordenadora do Mercado do produto, Marisa Tãnia, e pasmem (!) a vereadora do PMDB, Neide de Cachoeira, pessoas ligadas diretamente a gestão municipal que declararam apoio ferrenho ao candidato do PDT Carlos Eduardo Alves.

Também, estamos vendo na foto seguinte, um grupo novo que foi o principal perdedor no pleito que apoiou o governador Robinson Faria, e que conseguiu apenas 800 votos para o terceiro colocado. A foto acima mostra o grupo de Robinson Faria já consolidando apoio à candidata do PT Fátima Bezerra.

Em nota, os primeiros apoiadores do primeiro turno parecem não estarem muito satisfeitos com o grupo recém-chegado denominados caroneiros, veja trechos na nota :
" Agora, recém-iniciada a temporada do 2° turno tivemos a conveniente e tendenciosa notícia de que três lideranças da cidade declararam apoio a nossa campanha, FÁTIMA 13 HADDAD 13, Joca Basílio e Junior Bernado, Anteriormente apoiadores do Governador Robinson Faria, com a derrota do 1° turno", 

O Blogueiro comenta:

Tá na hora da prefeita Mara Cavalcanti rever seus conceitos políticos e analisar bem sobre quem (de fato) lhe apoia.
Por outro lado, é triste o espetáculo de oportunismo político, perpetrado por determinado grupo, ao ver a derrota de um candidato, Robinson Faria, e migrar rapidamente para o lado que tem, segundo as pesquisas, maior probabilidade de vencer as disputas (as pesquisas também podem errar!)

Enfim, entre acordinhos e acordões, os principais atores desse embate democrático, ficam de fora dessa farra, porque os grupos somente querem e pensam em exercer cargos públicos às custas do povão.
E ainda, se eventualmente uma candidatura Fátima tiver êxito nas urnas, não terá governabilidade alguma, porque terá sido o único estado a eleger uma representante do falido PT, que por sinal não combina de forma alguma com o certeiro governo federal de JAIR BOLSONARO.

É MELHOR JAIR SE ACOSTUMANDO! TENHO DITO!


Leitura potiguar

Um comentário

Anônimo disse...

Eu so lhe digo uma coisa não tem acordinho nem acordao em 2020 a prefeitura de Riachuelo esta novamente no comando de júnior Bernardo ou clebia, ai sim vamos para os acordos sobre os candidatos a vice prefeito teremos muita novidade pela frente.