Últimas notícias

ARQUIVO DA HISTÓRIA: O GLOBO, 2 de abril de 1964 "Empossado Mazzilli na Presidência". Título do editorial: ''Ressurge a democracia!".




Abordar nos dias atuais os eventos da história do Brasil referentes ao período de 1964 a 1985 é algo delicado. Afinal, houve no Brasil uma revolução, um regime militar ou uma ditadura? A História consiste não em agradar lados, mas em relatar os eventos como verdadeiramente ocorreram.

Ao longo dos anos a imprensa nacional sempre buscou se mostrar com paladina da justiça, da democracia e da moralidade. Atualmente veículos de comunicação da grande mídia abordam os eventos relativos a 1964 sempre como forma pejorativa. No entanto, a História registrou algo diferente e a verdade é que jornais como o Diário do Pernambuco; o Estadão, a Folha de São Paulo; Jornal do Brasil, O Globo, entre tantos outros da imprensa nacional positivaram os eventos históricos daquele período. Embora agora busquem sorrateira omitir a sua própria participação na história para agradarem bandeiras políticas.

"Uma das maiores burlas dos nossos tempos terá sido o prestígio da imprensa. Atrás do jornal, não vemos os escritores, compondo a sós o seu artigo. Vemos as massas que o vão ler e que, por compartilhar dessa ilusão, o repetirão como se fosse o seu próprio oráculo". Joaquim Nabuco

Nesse artigo apresentaremos algumas capas de jornais e revistas de como a imprensa nacional noticiou os eventos relacionados ao dia 31 de março de 1964.


JORNAL DO BRASIL, 1º de abril de 1964
"S. Paulo adere a Minas e anuncia marcha ao Rio contra Goulart''. " 'Gorilas' [pró-Jango] invadem o JB".
CORREIO DA MANHÃ (Rio), 1º de abril de 1964
"Os Estados já em rebelião contra JG".
Editorial clama pela deposição de João Goulart: "Fora!".


ESTADÃO
O Estado de São Paulo, 2 de abril de 1964
"Vitorioso o movimento democrático".


O GLOBO, 2 de abril de 1964
"Empossado Mazzilli na Presidência". Título do editorial: ''Ressurge a democracia!".


DIÁRIO DA NOITE (São Paulo), 2 de abril de 1964:
"Ranieri Mazzilli é o presidente".
O jornal afirma que Carlos Lacerda anunciou a vitória dentro da legalidade.


DIÁRIO DE NOTÍCIAS (Rio), 2 de abril de 1964
"Marinha caça Goulart".
'O jornalista Ibrahim Sued informa: "É o fim do comunismo no Brasil"



www.eusouazul.com/post/veja-como-17-jornais-e-revistas-noticiaram-a-revolução-de-1964?fbclid=IwAR39pMDWUQiHyevM9NeWKFTVDh7Wk5VmGpmhY4l6R13dvWrb4fPOFKtaGfE


2 comentários

geson disse...

Até hoje nunca fizeram uma pesquisa de opinião com as pessoas que viveram esta época e o que acharam dos militares no poder. O meu testemunho é que em 1974 o Brasil crescia a 11% ao ano, tivemos um salto de qualidade na infraestrutura do País, tinha menos violência, não existia a chantagem por $$$$$ dos políticos, nenhum general ficou rico, o brasileiro era mais alegre, quem morreu foram os terroristas da luta armada. Portanto, acho que 31 de março de 1964 deve ser comemorado sim.

tiago gorte disse...

Parabéns!!!
O que aconteceu em 1964 foi um movimento paramilitar para não deixar ser implantado o comunismo no país que o governo Jango na época estava conivente e contra a vontade do povo que não queria. A verdade é esta não se iluda com estes livros de história esquerdistas