Últimas notícias

DEBATENDO AS ELEIÇÕES: A importância da escolha do vice-prefeito!


O Vice-Prefeito é o sucessor do Prefeito em casos de vaga do cargo e o substituto em casos de licença ou impedimento. O Vice-Prefeito pode exercer funções relevantes na administração municipal, sem incompatibilidade, fazendo jus a vencimentos que não se confundem com a remuneração do cargo, devendo optar por um deles.
A eleição do Vice-Prefeito se dá com a do Prefeito de forma vinculada, com as mesmas condições e incompatibilidades (Const. Art. 29, I e II).

A discussão em torno de quem será o Vice-prefeito de algumas chapas para as eleições deste ano em algumas cidades aqui na região, que até o momento ainda não foi definido chapas com o vice-prefeito.  Colocam em destaque a importância deste cargo e do momento político vivenciado.
Em meio às muitas especulações e forte jogo de bastidores dos partidos políticos de algumas  cidades, principalmente dos que buscam maior espaço e acesso no poder, a discussão em torno de quem será o vice de algumas chapas, para as eleições deste ano, colocam em alta a função deste cargo.
Portanto, consideremos o contexto do cargo de vice-prefeito.
Entendendo, a princípio, que o único papel relevante destinado ao vice tem sido particularmente eleitoral, a escolha do candidato para ocupar tal cargo está relacionada, se não exclusivamente, às alianças formadas entre os partidos.
QUAL A IMPORTÂNCIA DE UM VICE -PREFEITO?
O vice, se eleito, não possui qualquer papel institucional, tornando-se, na maioria das vezes, figura apenas decorativa. Não se deve deixar de lado, entretanto, a sua importância política na formação das coligações e na eleição, sem deixar de considerar que deverá estar devidamente preparado para assumir o comando se assim se fizer necessário.
A cultura política brasileira, no entanto, reserva aos candidatos a vice-prefeito certa relevância apenas no período eleitoral, na medida em que pode conquistar votos, apoios e, em algumas situações, definir o resultado da disputa, em razão de imagem positiva junto a determinados segmentos, por serviços prestados à comunidade, experiência em cargos legislativos, que sob muitos aspectos gera visibilidade.
A partir da quarta-feira (20), a Justiça Eleitoral autoriza a realização das convenções partidárias. E esta será uma semana também na escolha dos candidatos a vice-prefeito.
E por que todos os pré-candidatos a prefeito não anunciaram os companheiros antes? Existe uma estratégia elementar. O posto de vice sempre é debatido com as legendas que possam dar maior densidade à chapa, por isso os nomes geralmente entram na fase final.

Nenhum comentário