Últimas notícias

Eduardo Bolsonaro chega à Casa Branca para encontro não previsto na agenda oficial de Trump

Ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e o assessor internacional da Presidência, Filipe Martins, acompanham o deputado

Eduardo Bolsonaro acena ao chegar à Casa Branca, ao lado de Filipe Martins, assessor do Planalto Foto: Paola de Orte / O Globo



WASHINGTON — O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) chegou nesta sexta-feira à capital americana para um encontro com o presidente dos Estados Unidos Donald Trump , encontro este que não consta na agenda oficial do presidente americano.  

Também participam da reunião na Casa Branca o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo , e o assessor internacional da Presidência,Filipe Martins . O grupo chegou à residência oficial do presidente americano pouco antes das 14h, 13h no horário local.
Apesar de Jair Bolsonaro ter confirmado o encontro do filho com o presidente e autoridades americanas na quinta-feira, reuniões com os representantes brasileiros não constam nas agendas oficiais dos integrantes do governo dos Estados Unidos. O único compromisso na agenda de Trump é um almoço com o secretário de Estado Mike Pompeo, às 12h30 (13h30 no Brasil). Na agenda de Mike Pompeo, também não consta nenhum encontro com autoridade brasileira.

O ministro Ernesto Araújo fará uma segunda a viagem a Washington em menos de duas semanas. No dia 11 de setembro, ele volta à capital americana para participar do Diálogo da Parceria Estratégica. Nesse dia, se encontra com Pompeo.
Mais cedo, em Brasília, o presidente Bolsonaro disse que pode surgir uma "novidade" da visita de Araújo e Eduardo Bolsonaro a Trump, e destacou que pediu ajuda de Trump para conter os incêndios na Amazônia:
— Talvez tenha uma novidade logo mais, o Ernesto e o Eduardo estão nos Estados Unidos, talvez eles tenham algo a adiantar na conversa com o Trump, porque eu pedi para o Trump nos ajudar. O Trump tem dito também que não poderiam tomar uma decisão sem ouvir o Brasil. O Brasil é um país amigo de todo mundo, e eu sou diplomata, eu sou uma pessoa afeta ao diálogo.



Nenhum comentário