Jornal Nacional será apresentado por jornalista gay
Atualmente no ar como apresentador do noticiário da TV Anhanguera (afiliada da Rede Globo em Goiás), o jornalista goiano Matheus Ribeiro foi escalado para apresentar o Jornal Nacional no dia 9 de novembro. A edição será comemorativa dos 50 anos do telejornal.
“No primeiro momento, quando fiquei sabendo que iria apresentar, nem acreditei. Acho que a ficha não tinha caído. Agora, sabendo a data, a ficha está caindo”, disse o jornalista ao G1.
Matheus disse que nunca viu necessidade em consultar seus superiores na Globo para saber se poderia tornar público o seu namoro com o policial militar do Bope Yuri Piazzarollo.
O apresentador chega ao Rio de Janeiro no início do próximo mês para acompanhar a produção do Jornal Nacional e se preparar para a apresentar o Jornal Nacional.
SIM, É UMA NOTÍCIA IMPORTANTE
Como esclarece o sociólogo Fábio Mariano Borges, obviamente o apresentador não foi escolhido por ser gay, mas pela competência.
“Tivemos, talvez, no passado, outros apresentadores gays no JN, mas não foi noticiado, justamente porque as pessoas não eram livres pra expressar sua identidade gay. Era a época que pregavam ‘você pode tudo, desde que entre 4 paredes’. Ou seja, a esfera pública não aceitava, nem permitia a expressão gay como uma identidade, mas somente como objeto de riso, de estereótipo, mantendo os LGBTQs na injúria. Uma notícia como esta inspira: mostra que não há razão para se envergonhar de si mesmo e dos afetos. Uma notícia como esta dá visibilidade: faz com que a sociedade veja os LGBTQs não mais como ameaça. Uma notícia como esta gera representatividade: tira os gays da injúria e coloca a expressão do afeto e do amor entre pessoas do mesmo gênero, no mesmo patamar que os afetos heteronormativos. Há quem diga que é só marketing: que seja, pois se até hoje tivemos um marketing que excluía, é muito bem vindo o marketing que inclui. Uma notícia como esta convida para a empatia e aceitação”, conclui.
Nenhum comentário
Postar um comentário