Últimas notícias

'Deve ser aplicada a lei', diz advogado de servidor que baleou chefes do MP

Advogado Jonas Antunes (Foto: Fred Carvalho/G1)

"É claro que não podemos ignorar o que ele fez. Três pessoas foram vítimas – ato grave contra autoridades. Devemos analisar os fatos com cautela e imparcialidade, tudo dentro dos limites da lei". As palavras são do advogado Jonas Antunes, responsável pela defesa do servidor público que entrou na sala do procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Norte e abriu fogo contra os chefes do Ministério Público do Estado. O crime aconteceu na última sexta-feira (24), no bairro de Candelária, em Natal. No dia seguinte, Guilherme Wanderley Lopes da Silva, de 44 anos, se apresentou à polícia.

As balas não acertaram Rinaldo Reis, mas atingiram os outros dois alvos do atirador: o procurador-geral adjunto de Justiça, Jovino Sobrinho, e o promotor Wendell Beetoven. Ainda na sexta-feira, os dois passaram por cirurgias e se recuperam dos tiros que levaram. Já o servidor, que se entregou no sábado, permanece preso. Está sozinho, em uma cela do Centro de Detenção Provisória da Ribeira, na Zona Leste da cidade.

Em entrevista ao G1, na manhã desta terça-feira (28), Jonas Antunes explicou que está fazendo a defesa de Guilherme em conjunto com o advogado José Maria Rodrigues, e ressalta que: “a defesa será exercitada com parcimônia e responsabilidade e, por este motivo, entendemos que o Guilherme precisa passar por uma avaliação do especialista. Somente depois de um parecer médico, que ateste se ele sofre ou não de algum distúrbio mental, é que poderemos avaliar como nortearemos o nosso trabalho".

A preocupação da defesa, ainda de acordo com o advogado, “é esclarecer para a opinião pública que, em caso do resultado do laudo psiquiátrico indicar inimputabilidade, o servidor sofrerá consequências danosas irreparáveis, tanto no campo pessoal, quanto profissional, uma vez que a medida de segurança no sistema penitenciário brasileiro, em regra, impõe aos acusados, uma segregação muita mais gravosa do que a naturalmente imposta com a condenação”.

O advogado Jonas Antunes complementa: “não podemos nos furtar que Guilherme é servidor da administração da justiça criminal, devendo, portanto, receber os benefícios do artigo 84 da Lei de Execução Penal. Ele corre risco de vida ao ficar custodiado no Centro de Detenções Provisória. Devemos aguardar um posicionamento sobre o estado de saúde mental do Guilherme para sabermos em que situação o acompanharemos, seja no Tribunal do Júri ou numa eventual internação no Hospital de Custódia do Estado".

O pedido de instauração do incidente de sanidade mental, no entanto, ainda não foi feito pela defesa. "Vamos aguardar o laudo médico. O fato é que, se o Guilherme for declaro inimputável (condição de pessoa acometida de alguma doença psíquica, desenvolvimento incompleto ou retardado intelectual), ficar trancafiado no Hospital de Custódia acaba sendo uma punição até pior do que se ele for enfrentar o júri popular. No julgamento, ele ainda tem a chance de ser inocentado. E, se condenado, pode até cumprir sua pena em um regime semiaberto. Tudo pode acontecer. O que não pode é ocorrer injustiças. Todo mundo, por pior que seja ou por pior que seja o seu ato, tem direito a um julgamento justo, contraditório e ampla defesa. É isso o que queremos garantir", concluiu.

14 comentários

Anônimo disse...

Mais uma que vai acontecer em Riachuelo neste trinta dias so vai depender da prefeita se realmente vai precisar desta nova turma que vem se aproximando da prefeita que já estão em fase de conversa com a prefeita mais um vereador e três suplente do lado da oposição poderão vim se juntar com o bloco da prefeita eu já falei vai terminar so o vereador Remulo Basilio do lado da oposição quem viver verá a prefeita mara hoje vem fazendo uma grande administração na cidade de Riachuelo onde todos querem ficar do lado da prefeita mara já agora na campanha de governador a prefeita mara vai mostrar uma grande força nas urnas de Riachuelo.

Anônimo disse...

Agora eu não entendi a vereadora Neide de cachoeira depois que a prefeita deu um emprego ao marido dela agora a vereadora procurando o deputado estadual José Adércio vereadora Neide a prefeita mara no próximo ano quer saber bloco de vereadores do lado da prefeita todos unidos falando a língua da prefeita já e bom irem se acostumando por que a prefeita vai ter que ajudar os deputados estaduais Raimundo Fernandes Ricardo mota Hermano morais e ao presidente da assembléia Ezequiel Ferreira seu grande grupo da situação vai ser dividido entre esses candidato a deputado estadual já o federal a prefeita tem compromisso com os deputados Federal Walter Alves Rafael mota Zenaide Maia e Henrique Alves se for candidato a deputado Federal esse e o time de deputado da prefeita mara senadores Garibaldi Alves e Jose Agripino o candidato a governador e quem os Alves apoiar

JOAO PAULO disse...

A PREFEITA MARA QUANTO MAS FAZ MENOS MERECE PRA QUE VEREADOR DA BASE ALIADA DA PREFEITA PROCURAR DEPUTADO NAO VAMOS TROCAR O CERTO PELO O DUVIDOSO A PREFEITA E QUATRO ANOS DEPUTADO E SO 90 DIAS DE CAMPANHA JA MANDEI O RECADO CEDO.

Anônimo disse...

A VEREADORA NEIDE COMO FOI CITADA NO COMENTÁRIO ACIMA TEM QUE PROCURAR AJUDA DOS DEPUTADOS PRA TRABALHAR PELO MUNICÍPIO, ELA ESTA CERTA, NÃO SE PODE FICAR ESPERANDO TUDO PELA PREFEITURA TEM QUE PROCURAR OS DEPUTADOS PRA AJUDAR.ACHO MUITA HIPOCRISIA FICAR FAZENDO COMENTÁRIOS SOBRE O QUE NÃO SABE! SEMPRE ACOMPANHEI A VEREADORA EM TODAS AS CAMPANHAS A QUAL PASSOU E O QUE ELA SEMPRE DIZIA ERA QUE QUERIA GANHAR PRA TER CONDIÇÃO DE AJUDAR AS PESSOAS E VEJO DESDE QUE ELA FOI ELEITA QUE NÃO IMPORTA QUEM A PESSOA SEJA ELA SEMPRE TA ALI PRA TENTAR AJUDAR, POIS EU ACREDITO QUE NINGUÉM A PROCURA DE BONITO.. E ADMIRO MUITO ELA POR TA NAS PORTAS DO GABINETE DOS DEPUTADOS PROCURANDO AJUDA PRA NOSSO POVO, ENQUANTO, OUTROS VEREADORES SÓ SABE FAZER BADERNA E FICAR O TEMPO TODO PROCURANDO ACUSAR A PREFEITA EM TUDO QUE ELA FAZ, O VEREADOR TEM QUE AJUDAR A PREFEITA A GOVERNA O MUNICÍPIO. E AO EMPREGO DO ESPOSO, CERTAMENTE ELE RESPONDE AOS REQUISITOS QUE SE EXIGE HOJE PRA TRANSPORTA PESSOAS, ANTES QUALQUER PESSOA DIRIGIA UM ÔNIBUS ESCOLAR JÁ HOJE PRECISA DE QUE ESTEJA CONFORME EXIGÊNCIA.

Gustavo disse...

Sábias palavras!
Verdade infelizmente ainda existe um Mine grupo que só vive atrás de leva e trás.
Parabéns os vereadores situacionistas que vem desenvolvendo um excelente trabalho em prol dos Riachuelendes. Isso se chama respeito ao povo.

Anônimo disse...

Oposição se confirme
O vermelho acabou
Kkkkk
Tão tudo de pernas quebrada.
Só tem três agora
Já já vem mais um é três suplentes.
Tudo já se encaminhando.
Vêm novidade ai

Ricardo disse...

Não adianta o inconformismo dá oposição.
O grupo hj liderado pela senhora prefeita ficará no poder por vinte anos.
Isso já tá desenhado. Já tá esquematizado.
Tá vindo uma debandada grande pela frente. Três suplentes com excelente expressão política em família e em voto.
Enquanto o Mine grupo fica arrumado chafurdo o grupo dá situação cresce.
Vem aí adesão em massa. O grupo dá prefeita tem um excelente jogador.
Hj a prefeita já conta com seis vereadores. Provavelmente venha outro tudo se encaminhando bem!

Agenor disse...

Boa tarde
Gostaria de saber se a senhora​ falou o problema do ônibus.
Precisamos de uma resposta.
Sobre a viagem a Juazeiro
Pagamento de uma promessa

Adriana Nascimento disse...

Boa tarde amigo Agenor. Tenho lido seus comentários sobre seu pedido.
O senhor poderia vir tratar desse assunto pessoalmente com o secretário de transportes. Ele poderá lhe explicar tudo.
Desde já agradeço sua sintonia continue acessando o blog. Um abraço para todos dá serra dá formiga.

Anônimo disse...

SOUBE POR UMA FONTE Q TEM VEREADOR DA OPOSIÇÃO COM TODOS OS BENS BLOQUEADOS PELA JUSTIÇA. ESTA PROCESSADO E

Anônimo disse...

Hoje o nome mais forte para ser a próxima prefeita de Riachuelo e o da secretária de ação social marineves mais a mesma não tem uma articulação de nada hoje a secretária e uma mulher parada muito diferente do vereador também pré candidato a prefeito jorlan que toda semana faz uma visita promete uma coisa e aos poucos vem crescendo o seu nome na política de Riachuelo política se faz desse jeito já o vereador neguinho Gabi so espalha os próprios eleitores dele esse vai continuar sendo candidato a vereador novamente e gastando muito dinheiro para se vereador por mais quatro anos por que qualquer candidato que botar neguinho Gabi como candidato a vice prefeito perde feio a campanha um vereador que e de esquina em esquina falando mal de ex prefeito e do próprio grupo que ele se fez que estava do lado isso é horrível hoje o nome de jorlan ainda é queimado por que ele também fez três traição política em Riachuelo traiu o ex prefeito Marcilio pessoa no ano de 2010 traiu novamente em 2014 deixando seus aliados todos irem votar no governador Robson faria e por último traiu seus amigos vereadores e o grupo político de júnior Bernardo hoje o vereador jorlan Kardec não tem o apoio 100% do seu próprio partido o PMDB diferente da secretária marineves Cavalcanti que está lhe faltando so uma boa acessória
Enquanto a oposição estão todos desorientado sem ter para onde correr agora neste dias a prefeita mara vai deixar mais enfraquecida a oposição de Riachuelo

Anônimo disse...

Quem este vereador que está com os bens bloqueados baica não tem bens Hudson não tem Remulo também não já o vereador neguinho Gabi não é mais da oposição não esse tem muito bens como conseguiu so a polícia federal e quem vai descobrir não sei como um vereador assina uma declaração para ser candidato a vereador dizendo que não tem dinheiro guardado no banco e o tse rastreou uma conta dele com mais de trezentos mil reais e agora com mais de dez casa em Riachuelo isso aí chama se sonegação fiscal isso dar cadeias meu amigo veja o ex prefeito Marcilio quando foi candidato a prefeito na sua declaração ele fez o certo declarou mais de dois milhões de reais por que hoje tudo e interligados quem omitir informações vai direto para a polícia federal.

Anônimo disse...

A oposição de Riachuelo em breve só terá dois Vereador
Pode anotar.
Três suplentes com conversa agendada com o grupo.
Aguarde

Anônimo disse...

Adriana esse seu blog quando diz uma coisa pode até não ser tudo verdade mas alguma coisa vai acontecer vai vamos aguardar não apresse as águas do rio em Riachuelo tudo e no seu tempo o que diabo um vereador vai ficar falando do lado de joca Basílio que hoje não têm condições de nada venha vereador para o lado da prefeita mara Cavalcanti