.

.

domingo, 23 de outubro de 2016

OTIMA NOVIDADE: Boletos vencidos poderão ser pagos em qualquer agência bancária

boletos

Não existe coisa mais chata quando se quer pagar um boleto e ele está vencido. Com isso, fica especificado no documento que apenas uma determinada agência pode aceitar o pagamento. Mas, a boa notícia é que a partir do ano que vem os boletos vencidos serão aceitos em qualquer agência bancária.
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), um novo sistema de liquidação e compensação para boletos está sendo desenvolvido em parceria com a rede bancária. O sistema irá aperfeiçoar o modelo atual trazendo mais controle e segurança a esse tipo de pagamento.
Ainda segundo a Febraban, os boletos vencidos poderão ser pagos em qualquer agência bancária a partir do início do ano que vem.
“A Nova Plataforma de Cobrança trará benefícios para o consumidor e para a sociedade, como maior facilidade no pagamento de contas vencidas, além de evitar o envio de boletos não autorizados”, afirma Walter Tadeu de Faria, diretor-adjunto de Negócios e Operações da Febraban.
Anualmente são pagos no País cerca de 3,5 bilhões de boletos bancários de venda de produtos ou serviços. O sistema atual de cobrança funciona há mais de 20 anos e precisava ser atualizado com novos processos e tecnologias.
Walter acrescenta que, dentre os benefícios, além do pagamento após vencimento em qualquer agência bancária participante, a Nova Plataforma reduzirá inconsistências de dados, evitará pagamento em duplicidade e permitirá a identificação do CPF do pagador, facilitando o rastreamento de pagamentos e redução das fraudes, fonte de preocupação permanente para todo o sistema bancário.

Nenhum comentário: