Últimas notícias

Periquitas se atraem mais por machos inteligentes, aponta pesquisa!



Para periquitas fêmeas, a inteligência interessa mais na hora de achar um parceiro que a aparência física. A descoberta confirma a importante hipótese da “seleção sexual”, feita por Charles Darwin em sua Teoria da Evolução.
De acordo com o britânico, essa escolha é um caso especial da “seleção natural” que age na habilidade de um organismo de obter ou copular com um parceiro. Isso porque acredita-se que indivíduos mais habilidosos transmitirão os genes responsáveis por essas proezas aos filhotes, o que é atraente.
Até então, existia a percepção de que apenas os aspectos físicos seriam perceptíveis para as fêmeas de outras espécies. Por isso alguns animais machos têm penas chamativas ou cantam melódicamente, por exemplo.
Em um teste com exemplares de periquito-australiano, os especialistas desenvolveram uma estrutura similar a um quebra-cabeças que tinha comida em seu interior. As periquitas, antes interessadas nas machos mais belos, passaram a demonstrar mais interesse pelos pássaros que resolveram o problema proposto com mais agilidade.
A equipe também testou a possibilidade das fêmeas estarem apenas interessadas no alimento, fazendo-as observar seus potenciais parceitos. Sem a interação com o quebra-cabeças, as periquitas continuaram interessadas pelos machos mais bonitos, o que sugere que elas estavam, de fato, atentas ao modo como as outras aves obtiveram as sementes. Quem disse que inteligência não seduz?
Galileu, com informações de Massive Science



Nenhum comentário