Últimas notícias

Há Analfabetismo Eleitoral no Brasil?

É preciso se preparar para ser um eleitor no Brasil?
Muitas pessoas acham que no Brasil impera o que chamamos de Analfabetismo Eleitoral. Ou seja, o eleitor brasileiro não estaria preparado para votar, pois não seria possuidor de critérios básicos e valores morais advindos de uma formação escolar ou familiar suficiente para que possa racionalizar o ato de votar.
Critérios como analisar a vida pregressa de um candidato corrupto ou envolvido em escândalos são ignorados por este tipo de eleitor. Achar que todos os candidatos roubam, por exemplo, é um pensamento superficial, porém, bastente comum na “lógica” deste eleitor.
O que você acha do Analfabetismo Eleitoral no Brasil? É preciso se preparar para ser um eleitor no Brasil? O Brasil prepara seus eleitores?

8 comentários

Adriana Nascimento disse...

Tudo gira em torno de um só motivo,algo que invisivelmente nos torna,de uma certa forma cegos,aquele que é o causador de conflitos,dentro e fora da casa,o coajuvante de todas guerras,aquele que faz as pessoas acreditarem que esse mundo que vivemos ainda têm jeito,mas que infelizmente isso não será possivel,queram acreditar ou não!.Essa causa se chama,DINHEIRO.

Anônimo disse...

ADRIANA QUERIA QUE VC DESSE UM DESTAQUE NESSE COMENTARIO. VEJA A SITUAÇAO DA CAMARA MUNICIPAL DE RIACHUELO HOJE ONDE TEM 09 VEREADORES HOJE 06 SAO DO LADO DO PREFEITO SE O ATUAL GESTOR DIZER ASSIM VAMOS BOTAR FOGO NO MUNICIPIO TODOS OS SEIS CONCORDAM SAO ELES JOCA BASILIO,SERIVAM,NEGUINHO BAICA SADORA E LURDES O PREFEITO ENVIOU UMA PROPOSTA PARA A CAMARA APROVAR UM ENPRESTIMO DE UM MILHAO DR REAIS COM UMA CARENCIA DE UM ANO PODE UM NEGOCIO DESSE SO MESMO EM RIACHUELO OS TRES VEREADORES DE OPSIÇAO HOJE EM RIACHUELO HOJE SO SE RESUMEM EM UM O VEREADOR JORLAM KARDEK OS OUTROS DOIS MINHA FILHA NAO TEM COMPROMISSO COM O SEU PARTIDO O PMDB E MUITO MENOS COM MARCILIO PESSOA O LIDER DA OPOSIÇAO JORLAM ORIENTOU SUA BANCADA VOTAR CONTRAR MAIS O TRAIDOR DO JOSIVAM VOTOU A FOVOR O ERIVAM BERICO NEM APARECEU NA CAMARA MARCILIO EXPULSEM ESSE JOSIVAN DO PMDB ESSE HOMEM E MUITO CONTRA A VC O VEREADOR ERIVAN BERICO ESTA TAMBEM QUASE SE PASSANDO PARA O LADO DO PREFEITO EU ACHEI BOM UMA COISA O PREFEITO JUNIOR BERNARDO DISSE QUE O VEREADOR JOSIVAM QUE AGRADAR OS TRES LADOS PODE UM NEGOCIO DESSE.

Anônimo disse...

Muito feio vc colocar um livro falando de analfabetos, com a imagem de um burro, os analfabetos não são burros, eles muitas só não tiveram oportunidades para estudar...idiotice de sua parte como educadora...

Adriana Nascimento disse...

VOCÊ NÃO ENTENDEU O TEXTO.
A POSTAGEM NÃO CHAMA DE ANALFABETOS BURROS.
A POSTAGEM TRAZ REFLEXÃO SOBRE O ATO DE VOTAR. ATÉ UM DOUTOR PODE NÃO VOTAR CORRETAMENTE, SE VOTAR EM TROCA DE FAVORES, POR EXEMPLO.
A POSTAGEM CHAMA A ATENÇÃO PARA QUE TODOS NÓS, ELEITORES, DESPERTEMOS PARA A IMPORTÂNCIA DO VOTO.
VOTO NÃO TEM PREÇO. TEM CONSEQUÊNCIAS!
MAS VOCÊ NÃO ENTENDEU O TEXTO.

Riachuelo e Cachoeira disse...

O EXEMPLO DE ANALFABETO, não pode ser mais claro do que o comentário do anômico que reclama da educadora Adriana Nascimento. Ele decodificou os códigos linguísticos do comentário, mas não foi capaz de interpretar a reflexão sobre ANALFABETO POLÍTICO. A educara é evidente em suas palavras. Compreendo seu dizer blogueira. Também compreendo o analfabeto político que fez crítica contra sua pessoa e sua formação. UM DIA ELE ou ELES APRENDEM O QUE É SER ELEITOR BURRO.

Anônimo disse...

sou brasileiro, mas não sou de Riachuelo. mas pelos comentários vejo um povo muito triste com a situação da cidade. Na vossa opinião que tipo de negócios ou estabelecimentos é que estão faltando na região ? Qual a riqueza que antigamente era produzida na vossa região ?

blogueiro atenado! disse...

Quem estiver achando ruim... Pule dentro da Barragem! Alivia mais rápido.

Experimentem, babões submissos! AQUI EM SÃO PAULO DO POTENGI AINDA TEM BLOG IMPARCIAS, E AQUI ESTÁ UM:Parabéns Adriana Nascimento: SEu blog é:

Sem rabo preso, sem algemas psicológicas, sem censuras, sem medo de dizer a verdade dos fatos de uma forma nua e crua, doa a quem doer.

Anônimo disse...

Afinal de contas... O povo é sábio e por mais que muitos debilóides megalomaníacos pensem que não, todos tem discernimento suficiente para separar o que é enganoso do que é verdadeiro, o que é despretensioso do que é meramente eleitoreiro.

Fiscalizar, apontar os erros, as falhas camufladas ou encobertas propositalmente, defender os menos favorecidos, os humilhados, os que não são parentes daqueles que estão no poder, brigar por uma sociedade mais justa e mais igualitária. Onde está o erro nisso?

Será que a democracia foi enterrada em nossa cidade?

EStamos vendo que a liberdade de Expressão faz valer neste meio de comunicação.
Parabéns Blogueira