Últimas notícias

Fabricante da Nutriday demite 150

Imagem mostra produção na indústria, em 2007: A Nutriday tem desde farinha láctea a achocolatado
Em meio a processo de recuperação judicial, a Multdia Indústria e Comércio S/A, fabricante dos produtos Nutriday, no Distrito Industrial de Macaíba, demite 150 dos cerca de 220 funcionários, nesta quinta-feira (17). O desligamento em massa foi confirmado pelo diretor presidente da Companhia, Eduardo Castelão, à TRIBUNA DO NORTE como parte inicial do plano de recuperação judicial da indústria. O executivo ressalta que a empresa não encerrará as atividades no Rio Grande do Norte, mas que elas ficarão suspensas por tempo indeterminado.
Com faturamento anual de R$ 50 milhões e em operação há 12 anos, a empresa suspendeu as atividades desde outubro passado e aguardava o trâmite do processo para dar desdobramento. Hoje, a Multdia tem como sócio majoritário a Rio Bravo Investimentos.
“O desligamento foi a única alternativa encontrada para a redução dos custos da empresa, com pessoal, dentro do processo de recuperação. Não tínhamos como manter”, explica o diretor presidente, Eduardo Castelã, que não detalhou o motivo do pedido e nem as demais etapas do plano. “A ideia é voltarmos com as atividades o quanto antes, mas não temos como saber em quanto tempo”, completa o CEO da Multdia.
O pedido de recuperação foi ajuizado no dia 20 de novembro junto a Comarca de Macaíba, Região Metropolitana de Natal, onde fica a empresa, e aguarda para esta semana o deferimento. O mecanismo da recuperação judicial representa uma segunda chance para a empresa buscar dar continuidade aos negócios e evitar o desemprego. No início deste mês, a empresa publicou no Diário Oficial do Estado avisos de convocação de assembleia de acionistas para deliberar sobre o ajuizamento do pedido. “A decisão só pode ser tomada com a autorização do conselho administrativo, presidência e direção da companhia”, explica Castelão.

Empregados
Segundo informações de funcionário que preferiu não se identificar, ontem a Companhia convocou todos os empregados - que já estavam em casa há 60 dias - para comunicar os desligamentos e marcou para hoje o início das assinaturas das demissões, um processo que deverá se estender até a próxima segunda-feira (21). A folha de pagamento de novembro e a primeira parcela do décimo que estavam atrasadas em cerca de 15 dias, segundo a fonte ouvida pela TN, foi regularizada no dia 14 deste mês.
“Eles quitaram o atrasado, marcaram para amanhã [hoje] os exames demissionais, a baixa na carteira, mas já avisaram que o pagamento sairá até março, porque depende da venda de um terreno”, disse o trabalhador.
O prazo de três dias de homologação das rescisões contratuais (17, 18 e 21 de dezembro) foi confirmado pela direção da Multdia, que não comentou sobre os prazos para o pagamento das rescisões, alegando 'questão de confidencialidade'. Pela mesma razão, o diretor não respondeu sobre uma possível negociação com o grupo gaúcho Parati, do ramo de alimentos, tampouco sobre a possibilidade de venda e arrendamento de terreno e planta industrial. “Não vamos especular o mercado”, disse.

Nenhum comentário