Quadrilha interestadual de assalto a banco é presa em Parnamirim
Em ação realizada na tarde desta sexta-feira (11), a Divisão Especializada em Combate ao Crime Organizado (Deicor), da Policia Civil, prendeu cinco integrantes de uma quadrilha envolvida na prática de roubo a banco com utilização de explosivos. O grupo atuava no interior do Rio Grande do Norte.
A prisão do bando ocorreu por volta das 15h, na BR 101, próximo à Rainha do Pastel, em Parnamirim. Dos cinco homens detidos, quatro são potiguares e um é paraibano.
De acordo com o delegado Valente, que participou da ação, "os crimes anteriores estão sendo investigados e, por enquanto, estão sendo mantidos sob sigilo. Mas temos informações de que eles atuavam no interior do estado. Hoje, estão sendo autuados em flagrante pelos crimes de porte ilegal de arma, associação criminosa armada e uso de explosivos".
Ainda de acordo com o delegado, o grupo se preparava para praticar novo crime durante a madrugada. Com eles, foram apreendidos explosivos, munição encartuchada, roupas de camuflagem, capuzes, armas de fogo de grosso calibre, como espingarda calibre 12, submetralhadora de 9mm, pistola .40 e cinco celulares.
João Paulo da Costa Ribeiro, conhecido como Banana, de 31 anos, natural de Natal; Everton Ranieri Basilio de Oliveira, de 24 anos, nascido em Currais Novos; Walyson da Silva Marcolino, de 31 anos, de João Câmara; Erickles Medeiros Maranhão, de 20 anos, de Campina Grande; e Itamar Lima da Silva, de 39 anos, de São Paulo do Potengi, foram presos na ação.
João Paulo responde pelo crime de roubo e estava foragido da justiça no estado; Walyson, por sua vez, era procurado por porte ilegal de arma de fogo; e o paraibano Erickles, que estava com documentos falsos durante a abordagem da Polícia Civil, também estava foragido pelo crime de roubo, só que em seu estado de origem.
A abordagem policial foi realizada em dois momentos. No primeiro instante, foram detidos João Paulo, Everton, Erickles e Waltyson, em um carro transportando os explosivos. Itamar foi pego em um segundo veículo, onde estavam armamentos e munições.
Desta forma, os cinco integrantes da quadrilha serão autuados pelo crime de associação criminosa armada. Além disso, João Paulo, Everton, Erickles e Walyson serão autuados por posse de explosivo; Itamar, por porte ilegal de armas de uso restrito e permitido; e Erickles, por uso de documento falso utilizando o nome de “Pedro Roberto Lima de Medeiros”.
Equipes da Deicor seguem em diligência à procura de outros integrantes da quadrilha. Este ano, a divisão desarticulou 11 quadrilhas especializadas em realizar assaltos a bancos e prendeu 56 envolvidos com a prática de tais crimes.
Até o dia 27 de novembro, segundo a Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais do Rio Grande do Norte (Coine/RN), já haviam sido registrados 55 casos de arrombamentos a caixas eletrônicos no estado em 2015, sendo 40 consumados e 15 frustrados. Das ocorrências em que os criminosos obtiveram êxito, 28 envolveram explosivos; 9, maçarico; e 3, outros meios.
Da data do levantamento feito pela Coine/RN até o momento, já ocorreram pelo menos outros três casos. Nesta sexta-feira (11), a agência do Bradesco no município de Ruy Barbosa, na região Agreste do estado, teve seu caixa eletrônico explodido. No dia anterior, quinta-feira (10), uma quadrilha explodiu os terminais da agência do Bradesco de Poço Branco, também na região Agreste. E no dia 8 deste mês, criminosos arrombaram dois caixas eletrônicos da Agência do Banco do Brasil no bairro do Tirol, na zona Leste de Natal.
Em 2014, foram 63 caixas eletrônicos violados por bandidos, uma média mensal de seis casos.
Nenhum comentário
Postar um comentário