Últimas notícias

Prefeitura Realiza Reunião com Professores sobre o Pagamento da Folha do FUNDEB



No último dia 12 de junho a prefeita Mara Cavalcanti convocou uma comissão composta por oito representantes dos professores da rede municipal de ensino para uma reunião sobre o pagamento da folha do FUNDEB. Além dos professores, participaram equipe de assessores e secretaria de finanças. Durante a reunião foi apresentado a atual situação das contas através de relatórios e dos extratos financeiros de todas as movimentações de entradas e saídas, com total transparência. Todos os presentes receberam cópias de toda a documentação.

Na reunião primeiramente foi informado que o pagamento dos outros 50% dos vencimentos dos professores será feito no próximo dia 20 terça-feira, e que este momento se tratou de uma situação pontual, devido as constantes quedas de repasses e aumento das despesas. Mas que sendo necessário e a prefeitura dispor de dinheiro em caixa, um aporte de recursos para complementação da folha seria feito, o que não é a primeira vez que a prefeita Mara Cavalcanti autoriza a secretaria de finanças a realizar esta operação de complementação da folha salarial dos professores. A maior parte dos encargos vem sendo pagos todos os meses através de aporte de recursos da prefeitura para pagamento da folha bruta do FUNDEB.

Foi sugerido por membros da comissão de professores e citando a cartilha do FUNDEB levantou-se que a prioridade de pagamento dos salários fosse dada aos professores, deixando assim os demais servidores do suporte para serem pagos posteriormente. A equipe da prefeitura, no entanto, não encontrou no manual de orientações do FUNDEB qualquer indicação de priorizar pagamentos aos professores em situações como essas, sobretudo com recursos destinados a outra categoria. Os servidores do suporte receberam seus vencimentos de forma integral, pois os recursos já estavam disponíveis para serem repassados para as devidas contas e assim se seguirá sem alteração.

Visando dar continuidade ao pagamento integral dos salários dos professores no dia 10 e na busca de soluções que melhor possam alcançar esse objetivo, a prefeita Mara Cavalcanti pediu para ser levantada uma comissão de cinco professores representantes para que juntamente com a secretaria de finanças, todo o dia 5 de cada mês fosse analisada a folha, bem como as entradas das receitas e as contas. Essa medida visa dar mais transparência ao pagamento dos salários e buscar soluções para as dificuldades a serem enfrentadas.


A Prefeitura Municipal de Riachuelo informa e reforça o fato do pagamento de 50% no dia 9 de junho e os outros 50% que será pago no dia 20 de junho referente à folha do mês de maio, ter sido um fato pontual e que os pagamentos dos salários para os próximos meses se seguirão conforme o planejado e de acordo com o que já vinha sendo realizado. Devido à situação financeira difícil em todo o país, é bem verdade que atitudes fora da normalidade possam ser adotadas, mas que a previsão é que o pagamento dos salários dos professores continue a ser realizado integralmente nos próximos meses. Informamos ainda que toda a documentação referente aos extratos financeiros de entradas e saídas, assim como os relatórios apresentados na reunião, estão disponíveis na prefeitura para professores interessados. Nossa busca será sempre em encontrar soluções que garantam a continuidade de uma administração voltada ao trabalho por Riachuelo.

Nenhum comentário